quinta-feira, fevereiro 09, 2006

Alcoolismo- A PRAGA....!!



Nos dias de hoje urge cada vez mais estar consciencializados sobre o flagelo do alcoolismo, que é cada vez um hábito e uma doença que ganha cada vez mais frequência na sociedade mundial. Na verdade o alcoolismo traz não só para o alcóolico problemas, como também para todo o meio envolvente, a família, a comunidade e o grupo de trabalho.
O Alcoolismo é uma Doença Coronária na evolução fisiopatológica levando os alcoólicos a esquecerem-se dos efeitos gravíssimos a médio e a longo prazo no organismo.
O alcoolismo é uma doença física (debilita), Doença Psíquica (frustrações, tensões) Doença Social (Negligência à família, trabalho, comunidade e a nível individual)e Doença Moral (perde o senso moral).
Provoca efeitos sobre o organismo humano: Acção sobre o tubo digestivo e estômago; Acção Sobre o Fígado e acção sobre o sistema nervoso central:

O alcoolismo é bem aceite socialmente e por isso mesmo convêm analisarmos alguns pormenores que são hoje prática da nossa sociedade no que concerne ao hábito do consumo de álcool. Quando somos convidados a ir à casa de alguém oferecem-nos logo “um copo” e não uma sandes, uma broa…
Existe Pressão Social no sentido em que conduzir os indivíduos ao consumo deste tipo de bebidas para que exista a aceitação no seu grupo ou comunidade.
As Bebidas alcoólicas são de fácil acesso.
Vejamos algumas CURSIOSIDADES
Dados OCDE- Pouco animadores para Portugal (per capita), numa análise no conjunto de 30 países Portugal ocupa a 3ª posição no consumo de alcóol:
-1990- 16.1L
-1995- 14.6L
-2000- 13L
Temos de alertar a nossa consciência, se calhar a nossa mão a nossa generosidade e hospitalidade contribui para a desgraça de muitos indivíduos, de muitas famílias e de muitos indivíduos.
O Alcoolismo é uma Doença crónica que pode e deve ser tratada,nomeadamente através dos Recursos de saúde disponíveis, bem como da Associação Anti- Alcoólica.

1 comentário:

Anónimo disse...

no entanto se houvesse mais álcool talvez não houvessem tantas guerras no mundo. dá que pensar..