quinta-feira, fevereiro 16, 2006

Mais uma “Engenharia” do Engº José Sócrates



Recentemente foi anunciada uma medida extremamente populista para os contribuintes e trabalhadores portugueses, a diminuição da taxa de retenção na fonte obrigatória para as empresas por conta do IRS.
Esta medida em termos práticos fará com que os portugueses passem a ter um ligeiro aumento salarial, mas na verdade este aumento não é mais do que uma pura ilusão. O que na prática acontece é que esta medida não é mais que um “engenho financeiro” que no fundo irá traduzir-se para o contribuinte, numa redução no reembolso do IRS.
Enfim em vez de receber num bolo no início do ano irá ser repartido ao longo do ano. Esta medida não se traduz numa melhoria económica para os bolsos dos portugueses, apenas é uma estratégia que se traduz na diminuição da receita do contribuinte do cheque do IRS.
Em suma, podemos dizer que esta medida anunciada pelo Governo, e que permitirá que os portugueses possam receber mais uns euros no final do mês. Esta é considerada pelo Governo uma medida “sonante em termos de mediatismo”, contudo na prática veio a traduzir-se numa manobra de liquidar os excedentes da retenção ao longo do ano e não de uma só vez.
Resta-nos aguardar para que a cortina se feche e que a ilusão da cena representada pelo sr. Governo possa ser aplaudida….

2 comentários:

Anónimo disse...

Um blog curioso este. Onde estava o seu autor qdo a Manuela Ferreira Leite fez a grande negociata com o CityBank que ainda ninguém percebeu? E a nomeação de Celeste Cardona? Ou melhor... a construção de grande utilidade pública q foi o campo de ténis junto ao Colmo..

Anónimo disse...

Faço um comentário, ao comentário do Sr. Anónimo, que por ventura terá talvez vergonha de se manifestar às claras e para quem quiser ver!!Eu não! Quanto ao campo de tennis, abstenho-me de comentar. Agora, quanto aos caminhos percorridos pelas asneiras sucessivas socialistas, isso sim comento! só se vê "arriar" uns dos outros, como se diz, mas soluções?? Onde estão?? Uma coisa eu garanto: Ainda não é desta que o governo vai conseguir uma estabilidade financeira e credível!! Ainda estamos muito longe disso!
E como se diz:
"Ainda aqui vamos...."