Pensar na juventude é sem dúvida pensar no futuro da humanidade, nos projectos a realizar e nos novos desafios.
A sociedade que vivemos permite com que caminhemos sem nos dar de conta da velocidade com que o tempo passa, bem como, das transformações que ocorrem. Mas falando da juventude obriga a pensar no mundo que temos e para onde caminhamos.
Quando penso na juventude de futuro fico apreensivo. Apreensivo não porque a juventude vai mudar comportamentos, valores, hábitos, mas sim porque fico a pensar se nós estamos a preparar bem o futuro da nova juventude.
Acredito claramente que o sucesso dos jovens de hoje e as condições que têm dependeram do esforço e da preparação que os mais velhos fizeram.
Por isso cabe a nós jovens e menos jovens idealizarmos e concretizarmos uma sociedade de futuro em que permita aos jovens inovar conhecer e crescer como "cidadãos do mundo".
Falar em juventude na minha prespectiva é falar em áreas transversais, desde a saúde, o social, a cultura, educação.... falar em juventude é preparamos a sociedade, prepararmos e consciencializá-la no sentido em que os jovens serão os obreiros do amanhã e os projectistas do futuro da humanidade.
O homem é aquilo que projecta, aquilo que idealiza aquilo que conquista.
Sem comentários:
Enviar um comentário