O Diário de Notícias publica hoje um artigo sobre o Centro de Saúde da Ilha e a reivindicação da população.
É obvio que o Centro de Saúde da Ilha começa a não reunir as condições mínimas para a prestação de serviços mínimos à população da freguesia, e por isso considero legitimo a reivindicação dos populares por uma melhor solução.
Penso que a esse nível as entidades locais têm feito todo o esforço no sentido de encontrar uma alternativa credível.
Existem algumas possibilidades:
1- Fechar o Centro de Saúde da Ilha
Neste caso as pessoas teriam de se deslocar a Santana para obter os serviços de saúde, no entanto neste sentido o serviço regional de saúde teria de garantir a deslocação das pessoas para Santana, principalmente para as pessoas sem meios. Este encerramento e a deslocação teria de garantir melhor serviço ao utente. Note-se que Secretária dos Assuntos Sociais tem garantido em diversos momentos que não tem intenção de encerrar nenhum centro de saúde na região autónoma da madeira.
Esta é uma solução que não agrada a generalidade da população e por isso penso que terá muita resistência e contestação.
2- Construir um novo centro de saúde
Esta é sem dúvida a solução que mais agrada à população, no entanto temos de pensar nos custos deste novo empreendimento e considerar o decréscimo da população ano após ano. E a solução mais cara para o governo.
3- Transferir os serviços para o Centro Cívico
Esta é uma solução também bem vista pelas entidades locais e pela população. Existem algumas reticências dos serviços de saúde, dado que a infra-estrutura não estar adequada para incorporar o centro de saúde. É a solução mais rápida e com menos custos. Esta possibilidade oferecerá no entanto melhores condições do que as actuais instalações do centro de saúde.
Agora resta as entidades competentes encontrar a melhor solução para proporcionar a dignidade dos serviços de saúde à Freguesia da Ilha.
Sem comentários:
Enviar um comentário