
Comentário Rádio Santana 22-06-2006
Li um artigo de Kofi Annan que me fez reflectir sobre o fenómeno do futebol. E porque este não se repercute na participação cívica e social?
O Campeonato do mundo é um dos poucos fenómenos universais. É mais universal que as Nações unidas, a FIFA conta com 207 países membros participantes e a ONU apenas 191.
No campeonato do mundo do futebol que se vive actualmente, todos os países competem pela melhor posição no campeonato. Porque é que política e no mundo todos os países não competem na defesa dos direitos humanos e na melhoria das condições de vida onde se combata a fome a miséria e a pobreza?
O Campeonato do mundo é um dos poucos fenómenos universais. É mais universal que as Nações unidas, a FIFA conta com 207 países membros participantes e a ONU apenas 191.
No campeonato do mundo do futebol que se vive actualmente, todos os países competem pela melhor posição no campeonato. Porque é que política e no mundo todos os países não competem na defesa dos direitos humanos e na melhoria das condições de vida onde se combata a fome a miséria e a pobreza?
O campeonato do mundo coloca pessoas a discutir por todo o lado aspectos pormenorizados de um determinado jogador ou momento do jogo. E na vida cívica poucos são aqueles que discutem a realidade da Freguesia, Concelho, Região ou País, considerando-a uma questão alheia e ignorando-a ao mesmo tempo.
Poucas discussões do género, como aquelas que se faz no futebol se faz no sentido de obter melhores resultados na melhoria das condições de vida das populações, na luta pela exclusão social, no acentuar da dignidade humana e na proliferação do conhecimento.
Na esfera regional, nacional e internacional deveria existir factores de nivelamento como no futebol, onde todos podem ter uma oportunidade real de utilizarem os seus trunfos, não existindo tratamentos diferenciados.
No futebol aceitamos a contratação de jogadores estrangeiros bem como contratar treinadores de outros países, mas na emigração humana não entendemos que esta troca pode trazer vantagens para os migrantes, para os países de origem e para as sociedades que acolhem.
Quase todos os cidadãos já tentaram praticar futebol e porque será que esses mesmos cidadãos não estendem a mão para ajudar ou pelo menos tentar ajudar o próximo ganhando consciência voluntária e solidária? Esta prática de inter- ajuda certamente seria também uma boa experiência.
Porque será que no futebol existe um verdadeiro respeito pelo árbitro pelo juiz e pelas regras no jogo? Na vida quotidiana os cidadãos não interiorizam o respeito pelo próximo e têm dificuldade em reconheçer o poder da autoridade fazendo jus à justiça? No mundo que vivemos se calhar também exige que conheçamos as regras e que saibamos respeitá-las sabendo que a nossa liberdade termina quando a do outro começa.
O futebol é um fenómeno do qual também partilho em que suportamos uma equipa ou uma selecção. é um fenómeno porque une os povos e cidadãos partilhando alegrias e tristezas, partilhando e discutindo as regras e as conquistas.
Este fenómeno deveria transferir-se em parte para a nossa vida em família, em comunidade e na nossa maneira de estar no mundo. Porque assim tudo seria mais justo e todos lutariam para as vitórias de acordo com as mesmas regras e leis da concorrência como num campeonato do mundo.
Aspectos Positivos:
Vitória Mundial Portugal- 1º Grupo D
40 anos depois Portugal passa às oitavos de final. Contudo os restantes jogos devem ser analisados com frieza e de uma forma realista;
Bandeira Azul - Ribeira do Faial
A associação Bandeira Azul galardoou 15 praias da madeira e dentro delas estava a Ribeira do Faial em Santana.
A Bandeira Azul é um símbolo de qualidade ambiental atribuído anualmente às praias e marinas que se candidatam e cumpram critérios como a Qualidade da Água, Informação e Educação Ambiental, Gestão Ambiental e Equipamentos e Segurança e Serviços.
Aspectos Negativos
Assumir dos movimentos Extrema Direita Portuguesa
tem posições racistas
Faz-me confusão num país que durante anos foi em largos números um país de emigração em que os portugueses saíram para ganhar a vida e melhorar a qualidade de vida no nosso país e neste momento que estes comportamentos extremistas.
Grupos que tem feito manifestações contra os emigrantes.
Lei das Finanças Locais - Alteração
Parece à partida uma lei pouco positiva para as autarquias
Redução das verbas
Tratamento diferenciado para municípios diferentes com a margem de 5 % do IRS. O que permite taxas diferentes dependendo da política dos municípios.
Juntas de Freguesia – Vem matar visto que já recebem pouco e com esta lei piorará o problema. Os órgão que está mais próximo e conhece pormenorizadamente o problema das populações.
Inconstitucionalidade dos Exames de 6º Ano
Modelo Educativo Regional
Português, Matemática- Preparação dos Alunos
Incutir a exigência e na melhoria de áreas onde há fracos resultados.
Experiência de medidas implementadas na Madeira e que foram adaptadas à realidade nacional
Ex: escola a tempo inteiro
Inglês e informática no 1º Ciclo
3 comentários:
Olá sr. António.
Como sou um bragado interessado passo muito por aqui, o seu blog é uma referência a nível concelhio na medida em que é um autarca e tem responsabilidades, e o papel que quer assumir a nível da intervenção social no concelho é um espaço necessário e com muito que fazer. Confuso? Bem vejamos, o seu texto acima exposto é vasto, abrangente, e quiçá transversal a uma série de coisas que gostava que focasse ocasionalmente por aqui, pois apesar do mérito que tem todas estas suas preocupações acima referidas, não me posso iludir e deixar de considerar que a sua posição é parcial e tem cariz político. Quando fala em dignidade humana por exemplo, eu faço-lhe uma questão, já alguém no seu universo de intervenção (no concelho) se interrogou sobre o crescente número de suicídios no concelho? Ou não é um assunto pertinente? Pois infelizmente os números destes últimos dois anos são assustadores. O que significam? No Alentejo sei que são indícios de terras com poucas oportunidades, em profunda depressão económica e onde a dignidade humana é reduzida. No meu ponto de vista, penso o seguinte, os problemas existem e precisam de ser encarados!
Ah... seria interessante discutirmos também a Educação Ambiental, critério para a avaliação da Praia do Faial, parece bem atribuído, a sorte é que se fosse 1000 metros mais acima, onde jazem as ruínas de uma britadeira abandonada (enter outras activas), verdadeiros cartazes da freguesia, a bandeira seria um pouco mais escurecida. Valha-nos a qualidade da praia. Boas reflexões é o que lhe desejo.
Antes de mais agradeço as palavras proferidas por este leitor do meu blog. Antes de mais quero dizer que não pretendo atingir nenhum objectivo com este espaço. Este Blog vem apenas reflectir sobre algumas questões que no meu ponto de vista devem ser abordados. Como gosto de escrever, esta é mais uma oportunidade de o fazer e de compilar e guardar alguns escritos.
Relativamente aos assuntos que toca, em primeiro lugar sobre o suicídio no Concelho de Santana, o suicídio revela um problema que temos de estar atentos pelos números, que como diz e bem devem ser reflectidos e encarados. Por acaso não sou uma pessoa de virar as costas aos problemas quer eles sejam pessoais ou da nossa sociedade, e considero que há muito trabalho a fazer sobre esta problemática social- o suicidio.
Em relação à educação ambiental e a foz da Ribeira do Faial apenas a minha opinião diz respeito à promoção desta localidade e se foi atribuido a bandeira azul é sinal que merece. No que toca às outras questões essas devem ser colocadas e discutidas junto das pessoas que têm responsabilidades políticas e civis nessas mesmas matérias.
Antonio Trindade
Por fim gostaria de pedir ao leitor que numa próxima vez pudesse se identificar. Um bem haja.
quando o debate aquece raspa-te e sacode a água do capote.
Então o blog não é um espaço de reflexão e debate? e de facto o cariz político é mesmo um facto, a imparcialidade era uma vez.
Enviar um comentário