segunda-feira, fevereiro 18, 2019

E se a máscara dourada levar Portugal à Eurovisão?


Num país de brandos costumes, há uma música que está a fazer soar os alarmes para representar  Portugal na Eurovisão em Israel, a música de Conan Osiris “Telemóveis”. 

A proposta musical é definitivamente uma das mais bem posicionadas, e foi bem demonstrativo na primeira semi-final em Portugal ao ter sido escolhida pelo público com a pontuação máxima.

Conan Osiris é um sucesso em Portugal. Mais ou menos apreciado, a sua performance e estilo musical, não deixam ninguém indiferente e “Telemóveis” é já viral no YouTube, com mais de 1 milhão e 600 mil visualizações.  
A crítica é polarizada quando se refere à proposta musical de Conan, agora é facto que corresponde à excentricidade que tem sido característica dos festivais da Eurovisão. Para isso basta referir apenas dois exemplos de canções vencedoras em edições anteriores, nomeadamente a canção finlandesa vencedora em 2016, Hard Rock Hallelujah, e a canção de Israel vencedora em 2018, Toy.

Goste-se ou não, e apesar de achar que existem excelentes propostas musicais para representar  Portugal, aquela que efectivamente pode lutar pela vitória é a música  “Telemóveis”, aliás é aquela que começa a despertar a crítica especializada internacional do evento. 

A 2 de março, dia em que acontece a final do Festival RTP da canção, saberemos quem irá levar o nome de Portugal a Israel, até lá o assunto continuará como ponto de ordem sobretudo nas redes sociais.